quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Rato, O Gato e O Galo


Certa manhã um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos.
Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal duma casa de roça.
Examinou tudo, farejou a trilha do milho e a estrebaria. Em seguida notou um certo animal de belo pelo que dormia sossegado ao sol. Aproximou-se dele e farejou-o sem receio nenhum.
Nisso apareceu um galo, que bate asas e canta.
O ratinho por um triz não morre de susto. Arrepiou-se todo e disparou como um raio para a toca. Lá contou à sua mãe as aventuras do passeio.
- Observei muita coisa interessante, disse ele, mas nada me interessou tanto como dois animais que vi no terreiro. Um de pêlo macio e ar bondoso seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente, e lamentei que estivesse a dormir, impedindo-me assim de cumprimentá-lo.
O outro... Ai, que ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz, de penas amarelas, bico pontudo, crista vermelha e aspecto ameaçador. Bateu as asas barulhentas, abriu o bico e soltou um co-ri-có-có tamanho que quase cai de costas. Fugi. Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser o famoso gato que tamanha destruição faz ao nosso povo.
A mamãe rata assustou-se e disse:
- Como te enganas, meu filho! O bicho de pelos macios e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e de olhar feroz e crista rubra, o outro, filhinho, é o galo, uma ave que nunca nos fez mal nenhum.

As aparências enganam: aproveita, pois, a lição e fica sabendo que quem vê cara não vê coração.

Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário