quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Monte Castelo - Legião Urbana

Olá, meu povo!
Decidi compartilhar com vocês hoje esta bela canção do Legião Urbana.
Embora antiga, essa música tem muito significado. Na verdade, todas as músicas do Legião são repletas de sentido, trazem consigo ricas mensagens. Renato Russo, além de excelente músico, sempre foi um grande poeta.
Antes de acompanhar a letra e ouvir a melodia, vamos falar um pouco sobre a música?

Alguma vez já paramos para pensar porque ela se chama Monte Castelo? Nós sabemos o que é ou foi Monte Castelo?

Monte Castelo é uma elevação na região dos Apeninos na Itália. 
No fim da Segunda Guerra, foi palco de uma sangrenta batalha entre Os Aliados (França, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil e, posteriormente,a União Soviética) contra O Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Esta luta brutal, a qual durou cerca de três meses, ficou conhecida como A Batalha de Monte Castelo.
Nesse conflito, A FEB (Força Expedicionária Brasileira), composta por 25 mil soldados (os chamados "pracinhas") enviados para lutar na Europa, teve boa participação no combate e foi, inclusive, grande responsável pela vitória. Depois de três meses de esforço e quatro tentativas frustradas, com o apoio de soldados americanos e suporte aéreo, os soldados brasileiros conseguiram obrigar os alemães a desocupar o Monte Castelo.
Interessante ressaltar que os pracinhas tiveram de enfrentar o frio intenso, ao qual não estavam acostumados, não tinham recebido treinamento para combates em terreno elevado e estavam em desvantagem justamente devido a posição que os alemães ocupavam no topo da colina. A coragem brasileira, que angariou admiração até mesmo dos germânicos, ajudou na conquista do monte. A Batalha de Monte Castelo foi a responsável por metade das baixas da FEB na Segunda Guerra.


Mas, enfim, o que isso tem a ver com a música em questão?


Agora percebemos a genialidade de Renato Russo. Depois de saber o que é Monte Castelo, em que é que pensamos ao ler ou ouvir esse nome? 
Em guerra, morte, dor. Certo? O título da música nos remete à violência e crueldade da guerra. 
Entretanto, a letra nos traz o maior dos remédios para o ódio, a dor, a guerra. Do que a letra trata?
Ela fala de amor. 


Para compor essa belíssima letra, o poeta brasileiro Renato Russo se baseou em outro poeta, um português chamado Luis Vaz de Camões. Camões, que escreveu o célebre poema "Amor é fogo que arde sem se ver...", por sua vez, buscou inspiração na Bíblia, nas Cartas de São Paulo, em I Cor 13. 


Agora que sabemos um pouco sobre a música, vamos ver, ou melhor, relembrar, o resultado de toda essa união fascinante de poetas. Aposto que, a partir de hoje, nosso modo de ouvir essa música vai ser diferente. 




Monte Castelo - Legião Urbana


Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem.
Todos dormem. Todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos face a face.

É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.




"Essa não é uma canção de amor. É o Amor que se fez canção."

(Martin Valverde)


Espero que tenham gostado. Dedico esse post a todos os meus amigos da faculdade, e em especial, 

à minha professora Maria Virgínia, que durante meu curso de Letras, ensinou a mim e aos meus colegas a entender melhor essa canção maravilhosa.

Desde já, desejo um bom fim de semana!

Deus vos abençoe!

Um comentário:

  1. Usei esta música para exemplificar para os meus alunos do Seminário (curso de religião para jovens de 14 a 18 anos da igreja mórmon) como os ensinamentos de Paulo em I Coríntios 13 podem servir de inspiração para poetas e músicos. Muito obrigada pelos esclarecimentos, foram de grande ajuda e os jovens amaram!!! Silvia Lima

    ResponderExcluir