quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rosas e Vida


   
Naquela tarde, enquanto observava a costumeira paisagem, um aperto tomou conta de mim. As flores me diziam algo, e por mais que eu buscasse entender tal mensagem, não conseguia. Meu coração ficava cada vez mais apertado, e como que num ato natural, comecei a chorar.
   Não sou uma garota de pretensões, tampouco penso que a vida deva ser encarada de forma banal. Acredito que cada ser humano é cumpridor de uma única e essencial função no mundo. Mas, mesmo tendo absoluta certeza disso, aquela paisagem, fazia crescer dentro de mim, uma procura pelo concreto, pelo real. Talvez minhas lágrimas revelassem o meu desejo de descobrir minha tarefa e paralelo a isto materializar aquilo que tão bem eu já compreendia.
    Enquanto da janela eu aguardava por resposta, um detalhe foi acrescentado àquela cena. Uma garotinha, que aparentemente devia ter uns cinco anos de idade aproximou-se da praça. Seu olhar era fixo às pétalas que rodeavam as rosas, e pelos gestos, ela não entendia o fato de as plantas se desmancharem. Incansavelmente, ela tentava reconstruir, em especial uma das rosas. Ajuntava as pétalas com suas mãozinhas tão delicadas e arrastava-as para perto do caule fino, mas que fortemente segurava o restante da flor. O trabalho era em vão. Por mais que ela tentasse remontar a rosa, seria inútil. Aquelas pétalas não mais voltariam. Ali ela continuou. Após um tempo, levantou-se e partiu. Eu na janela e meu coração, ainda apertado. Não demorou, a pequenina estava de volta, mas agora trazia consigo uma cerquinha que provavelmente era um brinquedo e, além disso, um véu.  Com um semblante animado, ela colocou a cerca em volta da rosa, e a cobriu com o véu que era todo furadinho. Concretizado assim o serviço, assentou-se e ficou a observar.  Era contagiante ver que, a alegria dela estava em notar que depois de seu trabalho as pétalas que ainda restavam, estavam agora protegidas e ela era a responsável por tal feito. Satisfeita, ela foi embora. Minhas lágrimas secaram.
      Incrível, como aquela criança foi importante pra mim. No anseio de descobrir o meu dever fui surpreendida por algo tão simples e significante. Aquela garota poderia ficar ali horas tentando devolver as pétalas à rosa, mas ao invés disso preferiu salvar o que restava.
      A resposta que angustiada eu procurava, havia acabado de encontrar. 
      Por toda parte, nota-se desigualdade, injustiça, tristeza, indiferença... É realmente fundamental preocupar-se com o mundo e com o nosso papel na sociedade. Mas após aquela tarde, uma certeza se formara em mim. A essencial transformação é aquela que brota do íntimo de cada ser humano. Em vão seria se tentássemos consertar o mundo. O rumo novo é encontrado a começar de nós.
      Nossas vidas não devem ser gastas na tentativa de recuperar as pétalas perdidas, e sim na busca por preservar aquelas que ainda estão na rosa.
     Agora, entendia e muito bem o que as flores queriam me dizer.
     Ainda não descobri o meu caminho. Não sei ao certo qual é a minha contribuição para o mundo. Entretanto, algo é certo: Sempre buscarei colocar meus dons à disposição do bem e da transformação. Seja qual for a minha função, quero cuidar do que é essencial, ser um canal de realizações e agir. Não somente esperar, mas, sobretudo agir!
    Afinal, há muito a ser feito e muitas rosas a serem cuidadas.



                                                                                 Thaiane de Sousa Paiva


Olá, meu povo!
Quero dedicar essa postagem à minha amiga Thaiane, a talentosa autora desse texto, que gentilmente permitiu que eu o compartilhasse com vocês.
Muito obrigado, Thaiane! Desejo que, como você mesma disse em seu texto, você continue escrevendo suas impressões, colorindo o mundo com suas palavras tocantes e comovendo os corações com sua forma tão bela de enxergar as coisas, de enxergar a vida. Deus a abençoe!

E vocês, meus amigos leitores, meus companheiros de caminhada, espero que se sintam tocados com o texto dela, do mesmo modo que eu fui e ainda sou, cada vez que leio essa linda mensagem. 

Boa sexta feira e abençoado fim de semana a todos!

forte abraço 


2 comentários: