terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pedro Bandeira

Salve, meu povo querido! Venho nesta noite linda trazer para vocês um novo marcador. Estive pensando e, como nesse nosso blog, o que prevalece é a literatura, eu deveria reservar aqui um cantinho para falar dos mestres da escrita, em todas as suas vertentes, em diversas partes do mundo. Por isso, tenho a honra de poder apresentar a vocês, um dos autores que mais marcaram a minha adolescência, me ajudando muito no crescimento intelectual, na minha construção como leitor, escritor, cidadão; enfim, como ser humano. Para quem não conhece, tenho o prazer de apresentar:




Pedro Bandeira de Luna Filho (1942) é um dos principais escritores brasileiros de livros infanto-juvenis. Se destacou com a obra "A Droga da Obediência". Recebeu o Prêmio APCA, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do livro, o prêmio literário mais importante do Brasil.

Pedro Bandeira nasceu em Santos, São Paulo, em 9 de março de 1942, onde dedicou-se ao teatro amador, até mudar para a capital, onde estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Casou-se com Lia, com quem teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício.

Além de professor, trabalhou em teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos. Mas desde 1962, já trabalhava também na área de jornalismo e publicidade, começando na revista "Última Hora" e depois na Editora Abril, onde escreveu para diversas revistas e foi convidado a participar de um coleção de livros infantis.

O primeiro livro "O dinossauro que fazia au-au", voltado para as crianças, fez um grande sucesso. Mas foi com "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes, que ele considera seu público alvo, que se consagrou.

Desde 1983, Pedro Bandeira dedicou-se inteiramente à literatura. Ele garante que a experiência em jornais e revistas o ajudaram como escritor, uma vez que o jornalista é obrigado a estar preparado para escrever sobre quase tudo. Ele escrevia para revista de adolescente e para publicações técnicas. Foi aprendendo a criar um estilo para cada público.

Estudou psicologia e educação para entender em que faixa etária a criança acha o pai herói, com qual idade acha ele um idiota e quando está pronta para questionar tudo e todos. "Sem esse conhecimento é impossível criar um personagem com o qual o leitor que você pretende atingir se identifique". A inspiração para cada história, segundo o autor, vinha de livros que leu e nos acontecimentos de sua própria vida.

Criatividade nunca faltou ao santista, mas quando isso acontece, Pedro abre o e-mail de seu computador e começa a ler mensagens e cartas que recebe semanalmente de seus leitores de todo Brasil. "Às vezes tiro idéias das cartas porque o conteúdo das mensagens são os mais diversos. Tem quem pede conselho sentimental, outros dizem que não se dão bem com os pais e já recebi até carta de presidiário. Tento responder a todas".

Pedro Bandeira é, merecidamente, um dos autores de Literatura Juvenil mais vendidos no Brasil (pelo menos 8,6 milhões de exemplares até 2002) e, como especialista em técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.

Já escreveu mais de 50 livros, entre eles a série "Os Karas", "A marca de uma lágrima", "Agora estou sozinha...", "A hora da verdade" e "Prova de Fogo".

Algumas obras:






"Os Karas" - um simpática turma de jovens e talentosos detetives que enfrenta as mais perigosas aventuras nos livros de Pedro Bandeira: A Droga da Obediência, A Droga do Amor, Droga de Americana!, Pântano de Sangue e Anjo da Morte. 

Fontes:

http://www.e-biografias.net/biografias/pedro_bandeira.php


http://www.infoescola.com/biografias/pedro-bandeira/


Wikipédia







Olá, meu povo! Tive o prazer de ler algumas obras do Pedro Bandeira, e sugiro dele as seguintes leituras: A marca de uma lágrima, O mistério da Fábrica de Livros, O medo e a ternura, A droga da obediência, A droga do amor, Droga de americana!, Pântano de sangue, Anjo da Morte e o conto Serespaperconfi.


Boa leitura, meus queridos!

3 comentários:

  1. Muito bom esse marcador!!! Vou importar a ideia pro meu blog!! hehe
    Pedro Bandeira é demais! "A marca de uma lágrima" não foi o primeiro livro que li, mas foi o primeiro que marcou a minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Bom, né Lu?

    Pode importar, fique à vontade. rsrsrs

    Nem fala, Pedro Bandeira foi um dos caras que me ensinou a gostar de ler. ^^

    Gostei demais do seu comentário!

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. adorei os livros que eu li,mais oque mais me interessou foi a Droga da Obediencia....
    Minha professora de produçao de texto mandou agente ler,se nao fosse ela eu nao iria me tocar
    livro muito bom,recomendo

    ResponderExcluir