domingo, 2 de janeiro de 2011

Amigos










Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.

Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se  tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.

Se todos eles morrerem, eu desabo!

Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.

E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os.

                                                Vinicius de Moraes








Dedico a postagem dessa crônica a todos os meus amigos, todas aquelas pessoas que pensam em mim, acreditam em mim e oram por mim, pelo meu bem estar e o de minha família. Dedico a Deus, meu maior amigo desde antes que eu fosse gerado. Aos meus pais e irmãos, que foram e sempre serão meus primeiros amigos.Dedico aos amigos de infância, aqueles que cresceram comigo e aqueles que se perderam nos tortuosos caminhos da vida. Aos amigos que tive, aos que tenho, e aos que ainda hei de ter. Dedico ao grande Vinícius por ter escrito esse belo texto.Aos amigos que cuidaram de mim nos meus momentos de angústia. Dedico ao amigo leitor que, embora talvez nem me conheça, sem saber já se tornou meu amigo, a partir do momento em que leu minha alma nas palavras escritas neste blog, seja nos textos que tomei emprestado de grandes autores, ou seja nos meus próprios. Essa cumplicidade nos tornou imediatamente amigos. 
Enfim, felizmente inúmeros são os amigos a quem dedico essa postagem. Se tentasse escrever os nomes de todos aqui, provavelmente gastaria uma eternidade e, no fim, correria o risco de ser injusto e esquecer alguém.
Por isso, guardo todos vocês no coração de Deus e agradeço por sua amizade, pois, amizade é um tesouro de valor incalculável, que não se compra, mas se conquista. A todos vocês, meu muito obrigado!


Danilo Alex da Silva




"Abençoados sejam os amigos." (Machado de Assis)



"O que é um amigo? É uma alma habitando dois corpos." (Aristóteles)


"Os amigos são a família que nos permitem escolher."

                                                            
                                                                                

5 comentários:

  1. "A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz."
    (George Eliot)

    ResponderExcluir
  2. DanDan... Lindo de viver! Você é um amigo muito especial e seguiremos juntos nessa estrada da vida que um dia perde sua idéia de infinito, mas até esse dia chegar, seremos muito felizes! Abraço grande!

    ResponderExcluir
  3. Gente, muito obrigado pelos comentários!
    Vocês moram no meu coração, e eu sinto orgulho de ser amigo de vocês!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. que legal Danilo, gostei muito e admiro as pessoas que escrevem, gostaria muito de escrever, mais ainda não consegui, parabéns, beijo para vc

    ResponderExcluir